O outro futebolista Made in Portugal em destaque nos prémios da Liga Espanhola


Cristiano Ronaldo brilhou nos prémios da Liga de Futebol Profissional espanhola, numa gala que premiou também o portista Brahimi. Mas o astro do Real Madrid não foi o único futebolista Made in Portugal a ser distinguido pelo desempenho na época passada.

O luso-brasileiro Yuri de Souza foi eleito o melhor jogador americano da Liga Adelante, o segundo escalão do futebol vizinho (já tínhamos aqui falado dele há uns tempos). O avançado de 32 anos, que veio para Portugal aos cinco anos, foi o melhor marcador do Ponferradina na época passada. Marcou 12 golos, 26% dos tentos apontados pela equipa. 

Os golos e a liderança em campo de Yuri foram essenciais para que o clube garantisse a permanência na Liga Adelante. Foi o melhor marcador do Ponferradina pela quinta época consecutiva. É já um histórico do clube, cumprindo a sexta temporada na equipa.

Yuri fez a formação no FC Maia e ainda antes de fazer 20 anos já dava nas vistas na segunda liga portuguesa ao serviço dos maiatos. O futebol promissor de Yuri levou-o para o Bessa no mercado de Inverno de 2002/2003. Fez algumas boas exibições no Boavistão de Jaime Pacheco mas acabaria por não se impor no clube do xadrez. Nos relvados nacionais passou ainda pelo Gil Vicente e pelo Estoril.

Optaria por se mudar para escalões secundários do futebol espanhol, tendo feito quase toda a carreira no país vizinho. E tem espalhado magia por estádios talvez demasiado pequenos para o seu talento. Um dos exemplos foi um encontro esta época frente ao Bétis, em que Yuri fechou um hat-trick com um golo de calcanhar. 

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.