O antigo treinador do Benfica que está a impressionar em Inglaterra


Não foi um dos treinadores mais queridos na Luz, mas Ronald Koeman está a impressionar em Inglaterra. Foi eleito o treinador do mês de Setembro da liga inglesa.

Depois disso já viu o seu Southampton esmagar o Sunderland por 8-0, naquela que foi uma das maiores goleadas da Premier League. E os Saints vão numa série de três vitórias consecutivas, o que os coloca no segundo lugar do campeonato a quatro pontos do Chelsea. 
Koeman está a impressionar na consistência que conseguiu dar aos Saints. A equipa fez 22 pontos em dez jogos. Marca 2,1 golos por jogo. Mas o segredo tem sido a arte de defender.

O sector mais recuado, liderado pelo português José Fonte, apenas consentiu cinco golos nas primeiras dez jornadas. O defesa formado no Sporting é um dos totalistas da equipa treinada pelo holandês. Além de ser essencial na tarefa de destruir os ataques adversários, revela também eficácia com a bola nos pés (estatísticas de José Fonte).  

O trabalho de Koeman é ainda mais valorizado depois de neste defeso os Saints terem sofrido um êxodo dos seus melhores jogadores. Mas o holandês conseguiu mexer-se bem no mercado, indo buscar o extremo sérvio Dusan Tadic e o ponta-de-lança italiano Graziano Pellè. A aposta está a dar resultados. Tadic leva já seis assistências e um golo na Premier League e Pellè já facturou por seis vezes e deu um golo a marcar.

Apesar de já ter sido campeão por três vezes na Holanda e de ter ganho uma Copa do Rei com o Valência, Koeman aparenta estar a construir uma das suas melhores temporadas de sempre. 

Como se portou Koeman na Luz?

No Benfica, em 2005/2006, não foi além da conquista de uma Supertaça e de um terceiro lugar no campeonato. Contrariamente a Jorge Jesus, o holandês parecia poupar a equipa nas competições internas para apostar tudo na Liga dos Campeões.

Ao comando dos encarnados, Koeman já tinha dado sinais de ser especialista em bater equipas inglesas. Na Liga dos Campeões, o Benfica de Simão e Micolli bateu o Manchester United por 2-1 na Luz. Nos oitavos de final os encarnados eliminariam o Liverpool após vitórias na Luz e em Anfield Road. Apenas o Barcelona de Ronaldinho, Etoo e Deco pararia a campanha do Benfica na Champions. Os blaugrana viriam mesmo a ganhar o troféu.  
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.