De onde veio Ouwo Moussa Maazou, o novo herói de Guimarães?

Guimarães tem um novo herói: Maazou. O ponta de lança do Níger estreou-se em grande na Liga Portuguesa, ao marcar os dois golos que arrumaram com o Olhanense. O avançado de 24 anos já chegou a ser um dos atacantes promissores do futebol africano. No entanto, perdeu-se quando estava numa fase de crescimento no futebol europeu. Regressou ao futebol africano e tenta agora relançar a carreira na cidade-berço.

Em 2008, os belgas do Lokeren repararam que havia um jovem ponta de lança que se fartava de marcar no futebol do Níger. Isto depois de Maazou ou Moussa, como era conhecido antes de chegar ao futebol português, ter feito quase 50 golos em 79 jogos com as cores do ASFAN. Na Bélgica o internacional do Níger deu seguimento à sua veia goleadora. Marcou 14 golos em 25 jogos e chamou a atenção do CSKA Moscovo. Os russos pagaram quase cinco milhões para contar com os serviços de Maazou.

Mas a partir daí foi sempre a descer. Não se impôs no futebol russo, tendo disputado apenas 15 jogos e não indo além dos três golos. Na tentativa de rentabilizar o jogador, o CSKA cedeu-o por empréstimo com opção de compra ao Bordéus, ao Mónaco e ao Zulte Wagerem. No entanto, em todos estes clubes a produtividade de Maazou foi quase nula. Apesar disso, o Le Mans resolveu dar mais uma oportunidade à promessa adiada do futebol africano. Mais uma vez, voltou a falhar, não passando da marca dos dois golos.

Após tantas experiências falhadas foi recambiado para o futebol africano, representando os marroquinos do Étoile du Sahel. Mas esteve pouco tempo no clube, já que o Vitória apostou no ponta de lança para substituir Amido Baldé. E, a julgar pela amostra do jogo frente à Olhanense, os vimaranenses devem estar satisfeitos com a escolha. Após o bis frente aos algarvios, conseguirá Maazou repetir os números alcançados no Lokeren, clube em que marcou seis golos nos primeiros nove jogos?
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.