Sinan Bolat, o guarda-redes goleador

O FC Porto aproveitou para contratar a custo zero o guarda-redes turco Sinan Bolat, de 24 anos. O guardião espera agora conseguir ser mais utilizado que na época passada, em que praticamente não foi utilizado no Standard Liège. Apesar de praticamento não ter sido utilizado na temporada transacta, Bolat tem um recorde de que mais nenhum guarda-redes se pode orgulhar. 

O turco foi o único guardião a marcar um golo na Liga dos Campeões sem ser através da marcação de um livre directo ou de uma grande penalidade. O feito foi conseguido em 2009 na última jornada da fase de grupos num encontro entre o Standard e o AZ Alkmaar (ver vídeo). Fez o golo do empate ao minuto 95, permitindo à equipa a repescagem para a Liga Europa.

Apesar desse feito e de ter sido durante duas épocas titular indiscutível na baliza do Standard, Bolat não resistiu à chegada do japonês Eiji Kawashima à equipa belga e nunca lhe conseguiu roubar o lugar. Antes de representar o clube de Liège, Bolat tinha feito parte do Genk, emblema onde fez a formação.

Bolat fez 82 partidas na liga belga durante a sua carreira, tendo conseguido manter a baliza inviolável em 27 ocasiões. Disputou ainda 22 encontros para as competições europeias, conseguindo evitar golos em nove dessas partidas. No início de 2009, Bolat encontrou uma equipa portuguesa pela frente num jogo da Liga Europa. Na segunda mão dos dezasseis avos defrontou o Braga e até manteve a baliza incólume. No entanto, seria substituído a meio do encontro por lesão e o Standard acabaria por sofrer um golo.

Apesar de nem sempre se assumir como o patrão da baliza das equipas que representou, Bolat é uma das apostas do futebol turco para a posição. Após ter passado por quase todas as camadas jovens da selecção, conta já com seis internacionalizações A.

Um golo de fazer inveja a muitos pontas de lança

Algumas das melhores defesas do turco

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.