Postiga, o herói improvável


A Selecção deu um passo importante para evitar ver o Mundial de 2014 no sofá ao vencer a Rússia. O triunfo teve a assinatura do mal-amado Hélder Postiga, que tem sido fundamental na fase de apuramento. 

O ponta-de-lança marcou o quinto golo em sete jogos da qualificação, tendo assinado 42% dos tentos conseguidos pela equipa das quinas. Está entre os dez maiores goleadores da fase de qualificação europeia para o Mundial 2014 (com os mesmos golos de Marco Reus, Van Persie e Ozil, se bem que estes têm menos jogos disputados).

Apesar de não recolher grande entusiasmo junto dos adeptos, o antigo avançado do Porto e do Sporting tem resgatado a Selecção de momentos complicados e impedido que a fase de qualificação se tornasse num verdadeiro descalabro. É que os golos de Postiga não contaram apenas para a estatística. Valeram pontos preciosos. 

Além do golo que derrotou a Rússia, marcou o golo da vitória por 2-1 frente ao Luxemburgo e impediu ainda que a Selecção saísse derrotada da Irlanda do Norte e de Israel. Apenas no encontro em casa frente ao Azerbaijão é que o avançado do Saragoça marcou quando o jogo já estava decidido. 

A produtividade de Postiga tem compensado a desinsipiração de Ronaldo, que em teoria é a arma mais letal da Selecção. O capitão da equipa das quinas, que é o terceiro maior goleador da história da Selecção, leva apenas um golo nesta caminhada para o Mundial. 

Já Postiga está a aproveitar para trepar posições no ranking dos maiores goleadores de sempre da Selecção. Se antes do apuramento se iniciar o jogador do Saragoça não estava no top 10 dos maiores artilheiros da equipa das quinas, agora não há quem o segure. 

Com o golo à Rússia igualou a contabilidade de Rui Costa na Selecção, com 26 golos, o sexto melhor registo de sempre. Pelo caminho já superou as marcas de João Vieira Pinto, Simão Sabrosa e Nené. E está a apenas três tentos de igualar os golos marcados por Nuno Gomes e a seis de alcançar o registo de Luís Figo na equipa das quinas.

Golo de Postiga à Rússia

Classificação Grupo F

Marque golos com os Zés e Pelés no Facebook

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.