As duas promessas que o calcio deu ao futebol português

Não é muito usual o futebol italiano formar jogadores portugueses. Mas é o que está a acontecer com o avançado Aladje e com o médio Bruno Fernandes. O atacante da selecção de sub-20 está a surpreender com a camisola da equipa das quinas e marcou no jogo de estreia de Portugal no Mundial de sub-20, ajudando a selecção a bater a Nigéria por 3-2.

O atacante nascido na Guiné há 19 anos está a fazer toda a formação em Itália. Começou nas camadas jovens do Pádua e esta época evoluiu no Aprillia, um clube do quarto escalão do calcio, por empréstimo do Chievo. Apesar de durante a época ter feito apenas três golos em 23 jogos nos relvados italianos, tornou-se numa das promessas da equipa das quinas em Toulon. 

Na edição deste ano do torneio francês, Aladje foi um dos melhores marcadores da competição com três golos (dois contra a Nigéria e um contra França) em outros tantos jogos. E está a dar continuidade à produção atacante no Mundial da Turquia. No total leva já 14 internacionalizações pelos sub-20, tendo conseguido seis golos.

Bruno Fernandes já vale milhões

Outro jovem português a dar nas vistas em Itália é Bruno Fernandes. O médio que começou a dar os primeiros toques na bola nas camadas jovens do Boavista, foi alvo de uma transferência avultada. A Udinese não hesitou em pagar 2,5 milhões de euros ao Novara para garantir o médio de 18 anos. Isto depois de Bruno Fernandes ter mostrado classe no segundo escalão do futebol italiano. É, até este momento, a segunda transferência mais cara a envolver um português neste defeso, superada apenas pela ida de Moutinho para o Mónaco.

O Novara assegurou os serviços do jovem no início da temporada para evoluir nas camadas jovens, mas rapidamente o promoveu à equipa principal. Participou em 21 jogos e fez quatro golos. Curiosamente, Bruno Fernandes não está no Mundial de sub-20 nem é uma opção dos seleccionadores das camadas jovens.

Os golos do PortugalxNigéria

A classe de Bruno Fernandes
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.