O que é feito de Paco Fortes?

Se falarmos em Francisco Fortes Calvo muito pouca gente saberá que de facto estamos a falar de Paco Fortes, um dos mais carismáticos treinadores estrangeiros que passaram pelo nosso futebol. De carisma e identidade forte ficou conhecido como o Catalão mais Farense de que há memória.

Enquanto jogador representou clubes importantes, como o Barcelona, o Espanhol e o Málaga, mas foi em Faro que terminou a sua carreira como jogador.  A raça e a determinação que colocava em cada disputa de bola era a sua imagem de marca e chegou mesmo a vestir a camisola da "roja" por uma vez num jogo em Bucareste perante a Roménia.

Enquanto treinador do Farense Paco Fortes conseguiu feitos notáveis, como chegar a uma final da taça de Portugal e levar o clube Algarvio às competições Europeias, onde competiu na Taça Uefa. Dessa equipa ficam nomes como Hajry e Hassan entre muitos outros.

Depois de em 2003 abandonar o Farense, Paco Fortes representou o Pinhalnovense até 2006, de onde sairia para juntamente com Hajry comandar o Raja de Casablanca de Marrocos, onde não teve contudo, o sucesso desejado. Voltaria a Pinhal Novo em 2008 onde encerraria o seu trajecto como treinador.

Nos anos seguintes viveu um período de enormes dificuldades financeiras que o levou a ter que deixar a própria casa e a habitar numa carrinha. Já em desepero, pediu ajuda ao Barcelona que lhe conseguiu um trabalho no Porto local como controlador.

Se passarem por lá, ainda verão aquele bigode inesquecível.
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.