Derrota de Jesus impede treinadores lusos de superarem argentinos nas competições europeias

Jorge Jesus não conseguiu conquistar a Liga Europa e ainda não foi desta que o carismático timoneiro dos encarnados entrou na galeria dos treinadores portugueses a conquistar um dos mais importantes troféus do Velho Continente. A derrota do Benfica impediu que Portugal ultrapassasse a Argentina na lista dos treinadores com mais competições europeias no palmarés. Curiosamente, Jorge Jesus falhou um outro feito: o de ser o primeiro treinador português a erguer um troféu europeu com o Benfica.

Ao todo, os portugueses conquistaram seis troféus europeus. E estão, a par dos argentinos, no sétimo lugar da lista dos que mais conquistas conseguiram. O primeiro luso a conquistar uma competição europeia foi Anselmo Fernandes, o arquitecto da vitória do Sporting na Taça das Taças em 1964. Foram precisos 23 anos para outro português conquistar um troféu europeu. E logo o mais prestigiante, com Artur Jorge a erguer a Taça dos Campeões Europeus com o Porto em 1987.

Se no século XX apenas Anselmo Fernandes e Artur Jorge conseguiram este feito, no século XXI os treinadores portugueses tornaram-se habitués destas conquistas. Em menos de dez anos, conseguiram quatro troféus europeus. Muito à custa do fenómeno Mourinho. O Special One conseguiu duas Ligas dos Campeões (em 2004 pelo Porto e em 2010 com o Inter) e uma Taça UEFA em 2003. Está a apenas uma Champions de igualar o recordista da competição, o inglês Bob Paisley. O sadino fez escola e viu um dos seus antigos aprendizes, André Villas-Boas, conquistar a Liga Europa para o Porto em 2011.

Apesar dos poucos portugueses a conseguirem erguer troféus europeus, o treinador com mais títulos do Velho Continente na bagagem até já passou por Portugal. O antigo técnico do Benfica, Giovanni Trapattoni, leva cinco troféus europeus (uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça das Taças e três Taça UEFA). O contributo da velha raposa permite aos treinadores italianos liderarem esta lista com 19 troféus.

Seguem-se o treinadores espanhóis com 19 troféus (Rafa Benítez é, a par de José Villalonga, o castelhano com mais troféus: três). Os técnicos ingleses levam 17 competições europeias. Já os alemães e os holandeses estão empatados com 15, seguido dos escoceses com nove (quatro deles conseguidos por Alex Ferguson).

Dados via MyFootballFacts

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.