Crónicas de portugueses que foram reis da Taça em Espanha


A Copa até pode ser do Rei de Espanha, mas houve edições desta competição em que os verdadeiros reis foram portugueses. Talvez uma das assinaturas mais míticas de jogadores lusos tenha sido inscrita por um dos maiores craques de sempre do futebol português. Paulo Futre ergueu a Taça por duas vezes, em 91 e 92. E neste último ano teve uma exibição memorável na final. Trucidou o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, marcando o segundo golo do Atlético de Madrid na vitória por 2-0.

Mas os portugueses a brilhar na Copa do Rei não se esgotam em Futre. Luís Figo também levantou o troféu por duas vezes, em 97 e 98. Na primeira dessas finais, o português que chegou a ser eleito melhor do mundo bisou no triunfo por 3-2 frente ao Bétis. Marcou o tento decisivo no prolongamento e deu a Copa à equipa onde brilhavam também Fernando Couto e Vítor Baía. 

E parece que o destino se volta a repetir. Ronaldo também já foi considerado o melhor do mundo e também ele já inscreveu o seu nome na história da competição. Em 2011, o madeirense marcou o único golo da final frente ao super-Barça de Guardiola, com um cabeceamento fulminante já no prolongamento. Foi o suficiente para que a equipa treinada por Mourinho, e onde jogaram Pepe e Ricardo Carvalho, levantasse o caneco. Sorte diferente teve Carlos Queirós. O antigo seleccionador nacional até chegou à final em 2004 com a equipa dos galácticos, mas caiu no prolongamento diante do Bétis, com uma derrota por 3-2. Já na edição deste ano, Ronaldo até voltou a marcar. Mas tanto o extremo como Mourinho acabaram expulsos e viram o Atlético vencer a competição em pleno Bernabéu.

Apesar de não ser português, destaque ainda para um espanhol que actua agora nos relvados nacionais. O sportinguista Diego Capel também inscreveu o seu nome na história da Copa do Rei, ao marcar o primeiro golo da final de 2010, permitindo ao Sevilha bater o Atlético de Madrid por 2-0.


O magnífico golo de Futre em 92


Futre recorda o triunfo em 92

Figo entra na história da Copa do Rei em 97

Ronaldo mete Barça KO na final de 2011
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.