Bojinov ainda valerá a pena para o Sporting?

O búlgaro que gosta de assumir a tudo o custo a responsabilidade da marcação de grandes penalidades (para depois as falhar) está de volta a Alvalade. Após vários empréstimos a equipas italianas, o avançado quer tentar novamente a sorte no Sporting. Mas será o internacional búlgaro uma opção válida para a turma de Leonardo Jardim?

Os números mais recentes não abonam muito a favor do ponta-de-lança de 27 anos. Passou esta temporada em dois clubes da Série B do calcio, o Verona e o Vincenza, e apenas conseguiu facturar por cinco vezes em 31 jogos. Na temporada anterior o registo foi ainda mais fraco. Depois de passar meia temporada em Alvalade, rumou por empréstimo ao Lecce, clube onde fez a sua formação. Mas em meia época apenas conseguiu marcar por uma vez na Série A.

Em Alvalade, o futebol e o temperamento de Bojinov também não deixaram saudades. No meio ano que passou no Sporting marcou apenas por duas vezes para o campeonato e por uma ocasião para a Liga Europa. Além de não ser uma das primeiras opções dos leoninos, juntou atitudes que prejudicaram a sua imagem junto dos adeptos (ver vídeo).

O Sporting pagou, em 2011, 2,6 milhões de euros e cedeu o médio Jaime Valdés por 80% do passe do jogador. E apesar de actualmente ser visto como um flop, o búlgaro até já foi um dos jogadores mais promissores do futebol italiano. Bojinov tem o recorde do estrangeiro mais jovem a estrear-se na Serie A (com apenas 15 anos) e o de jogador não italiano mais novo a marcar um golo na principal liga do calcio (feito conseguido contra o Bolonha com apenas 17 anos). Bojinov foi também precoce na selecção búlgara, estreando-se na equipa com apenas 18 anos em pleno Euro 2004.

O potencial de Valeri Bojinov levou-o do Lecce para a Fiorentina. Alinhou ainda pela Juventus, quando a Vecchia Signora foi relegada para a Serie B, e no Manchester City, onde nunca foi opção para a equipa principal. No entanto, duas lesões graves sofridas durante a carreira, uma no tornozelo e outra no tendão de Aquiles, terão comprometido as qualidades do internacional búlgaro. Nas quase dez temporadas que leva de Serie A, Bojinov não foi além de 34 golos. Já pela selecção, o avançado conta com 41 internacionalizações e seis golos.  

Conseguirá relançar a carreira no Sporting?
Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.