Os milhões de Hulk, Witsel e Javi Garcia valeram a pena?

Portugal foi o segundo país a encaixar mais dinheiro em transferências no ano passado, com as transferências de Hulk, Witsel e Javi Garcia a contribuírem para a fatia de leão daquele valor. Mas estão os três jogadores a justificar os milhões investidos?

O Zenit de São Petersburgo desembolsou 60 milhões de euros por Hulk. Mas o poderoso avançado não está a mostrar os seus super-poderes na Rússia. Depois de ter sido o melhor marcador da Liga Portuguesa, o internacional brasileiro ainda só marcou oito golos pela equipa russa (quatro para o campeonato, um para a Taça da Rússia, um na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa). Contas feitas, cada golo de Hulk pelo Zenit teve, até agora, um custo de 7,5 milhões de euros. Para piorar a situação, o avançado já teve vários desaguisados com o treinador Luciano Spalleti. No entanto, apesar dos desentendimentos, Hulk tem sido titularíssimo na equipa.

Também Witsel, que custou 40 milhões de euros aos russos, está de pedra e cal no onze do Zenit. Já marcou quatro golos pela equipa e é um dos jogadores mais utilizados na equipa. Tendo em conta os minutos de jogo feitos até agora e o valor da contratação, cada minuto de jogo do médio belga teve um custo de 21.800 euros. 

Mas como estas contas são meros dados estatísticos, convém analisar se os 100 milhões gastos pelos dois jogadores trouxeram mais-valias a nível desportivo para os russos. Depois de terem vencido dois campeonatos consecutivos, o Zenit está muito perto de perder o título. A seis jornadas do fim do campeonato, a equipa segue no segundo lugar da tabela a seis pontos do líder CSKA de Moscovo. Já a nível europeu, o Zenit ficou-se pela fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de na época passada ter chegado aos oitavos de final. Os russos ainda foram repescados para a Liga Europa, mas foram eliminados nos oitavos de final pelo Basileia. Isto depois de terem ultrapassado o Liverpool.

Outra das transferências milionárias foi a de Javi Garcia. O Manchester City pagou 20 milhões para contar com os serviços do antigo trinco do Benfica. O espanhol está entre os 12 jogadores mais utilizados pelos Citizens e fazendo as contas aos minutos de utilização em relação ao valor da transferência, cada minuto de jogo de Javi Garcia teve, até ao momento, um custo de 10.800 euros. No entanto, e apesar da contratação do médio espanhol, o Manchester City está longe de revalidar o título na Liga Inglesa. Ocupa a segunda posição a 15 pontos do Manchester United. Já na frente europeia, os Citizens ficaram no último lugar do seu grupo, que incluía o Real Madrid, o Borussia Dortmund e o Ajax. 

Apesar de ter sido uma das apostas principais de Mancini na maior parte da época, o trinco que leva dois golos na Premier League não é titular desde a derrota de 16 de Março por 2-0 frente ao Everton. Curiosamente, desde esse encontro, e com Javi no Banco, os Citizens venceram todas as partidas, com especial destaque para o triunfo por 2-1 em Old Trafford e pela vitória frente ao Chelsea nas meias-finais da Taça de Inglaterra.

Faça uma assistência para Like no Facebook
Share on Google Plus
Com tecnologia do Blogger.