O que é feito de Franco Jara?

Joga no clube do coração do Papa Francisco mas ainda não conseguiu conquistar Jesus. Franco Jara chegou ao Benfica como mais um diamante em bruto conseguido pela prospecção dos encarnados na América do Sul. Mas o avançado argentino, que deu nas vistas no Arsenal de Sarandí, teve dificuldades em mostrar o seu brilho na equipa principal dos encarnados. Apesar de não entrar actualmente nos planos de Jorge Jesus, Jara teve papel decisivo em alguns jogos.

Uma dessas partidas foi contra o Olhanense, em Maio de 2011, onde marcou o golo dos encarnados no empate a uma bola. Tinha sido o o último benfiquista a marcar um golo no Estádio José Arcanjo para a Liga Portuguesa, onde o Benfica não ganhava para o campeonato desde 1975. A contabilidade de Jara em época e meia na Luz ficou-se por seis golos para o campeonato em 27 partidas e dois tentos em jogos da Liga Europa.

O Benfica ainda não desistiu de Jara, e tem emprestado o jogador de 24 anos para tentar que aumente a sua experiência competitiva. Depois de na época passada o argentino ter sido cedido ao Granada, a par de Carlos Martins, esta temporada o avançado regressou às origens. O Benfica cedeu por empréstimo o jogador àquele que é provavelmente o clube mais abençoado do mundo, o San Lorenzo, que tem como sócio número 88.325 o Papa Francisco.

No clube argentino, Jara é treinado pelo espanhol Juan Antonio Pizzi, que tirou o atleta da linha atacante para o colocar no meio-campo da equipa. O argentino considerou recentemente numa entrevista que se sente mais confortável em alinhar no meio do terreno em equipas que joguem em ataque continuado. E explicou que o seu sucesso no Arsenal de Sarandí a jogar na frente de ataque se devia ao estilo de jogo da equipa, que actuava principalmente em contra-ataque.

No San Lorenzo, Jara conta com a camaradagem de alguns velhos conhecidos do futebol português, como o antigo sportinguista Leandro Romagnoli e o ex-bracarense Luís Aguiar. Mas apesar da benção papal, o clube de Buenos Aires está longe do céu. Segue na décima posição na Liga Clausura a sete pontos do líder, o Lanús. Isto depois de ter terminado em 11º lugar no Torneio de Abertura.

Já Franco Jara continua longe da baliza, tendo marcado apenas um golo esta época. Esta falta de números está a ser compensada pela evolução táctica e pela maior polivalência do jogador. Mas será isso suficiente para convencer Jorge Jesus a reintegrá-lo na equipa principal dos encarnados?

Ajude-nos a marcar golos no Facebook
Share on Google Plus
Com tecnologia do Blogger.