Quem foi o último aveirense a travar o Benfica?

O Beira-Mar esteve perto de travar o Benfica e de conseguir o seu primeiro resultado positivo contra os encarnados em seis anos. A última vez que os aveirenses conseguiram travar os da Luz foi em 2007, com um empate a dois em Aveiro. Em destaque pelos aurinegros esteve um antigo benfiquista: Andrija Delibasic.O montenegrino marcou o segundo golo do Beira-Mar nesse encontro.

Delibasic chegou ao futebol português em 2005 depois de uma passagem discreta por Espanha, ao serviço do Maiorca. A equipa do país vizinho apostou no avançado após o montengrino se ter mostrado uma máquina de fazer golos ao serviço dos sérvios do Partizan, onde marcou mais de 40 golos em quatro temporadas e meia. No entanto, ao serviço do Maiorca, onde esteve época e meia, não foi além dos sete golos no campeonato.

A experiência na Luz também não correu de feição a Delibasic. Participou apenas em três jogos, sempre vindo do banco, e não conseguiu facturar ao serviço do Benfica no campeonato. Dada a fraca produção, os encarnados descartaram o jogador ao fim de meia temporada e a vingança acabaria por servir-se fria. Antes de ingressar no Beira-Mar, o montenegrino representou ainda o Braga, onde fez quatro golos em 10 jogos. Passou ainda pelos gregos do AEK, onde conseguiu ter a oportunidade de jogar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Delibasic chega a Aveiro em Janeiro de 2007 e em meia temporada fez apenas um golo, e logo contra a sua antiga equipa. Após a saída do futebol português, Delibasic decidiu tentar relançar a sua carreira na segunda divisão espanhola, onde actuou ao serviço da Real Sociedad, do Hércules e do Rayo Vallecano. E a aposta deu certo, já que Delibasic ajudou a equipa de Vallecas, onde ainda continua, a regressar ao principal escalão do futebol espanhol. 

O montenegrino de 31 anos leva quatro golos em La Liga e teve uma exibição de sonho no início da época num encontro contra o Atlético de Madrid. Entrou a 20 minutos do final do encontro, mas ainda foi a tempo de marcar dois golos aos colchoneros. 

No entanto, o momento mais alto da carreira de Delibasic foi ao serviço da selecção. O avançado foi decisivo ao marcar ao o golo do empate entre Montenegro e Inglaterra na fase de qualificação para o Euro 2012 já em cima do minuto 90. O tento permitiu aos montenegrinos disputar o play off de acesso à competição. Mas acabariam eliminados pela República Checa. Ao serviço da selecção, Delibasic conta com seis golos em 19 partidas.

Faça-nos uma assistência para Like no Facebook

Share on Google Plus
Com tecnologia do Blogger.