Quais os clubes que venceram mais Taças fora do Jamor?

É um assunto polémico do futebol português, se a final da Taça se deve ou não realizar no Jamor. Aparentemente, o Estádio Nacional deverá receber a maior romaria do futebol português nos próximos três anos. Mas ao longo da História, e desde a estreia do Jamor como palco da final em 1945, houve cinco edições a serem decididas fora do Jamor. Quatro dessas finais foram disputadas nas Antas. 
 
A última vez que a Taça saiu do Jamor foi em 1983, com o encontro decisivo a ser disputado no estádio do Porto. Apesar do factor casa, os azuis-e-brancos perderam o troféu para o Benfica por 1-0, com o golo da vitória a ser apontado por Carlos Manuel.
 
Mas a equipa com mais Taças conquistadas em finais fora do Jamor mora no norte. O Boavista conquistou duas das cinco edições que se decidiram fora do Estádio Nacional. Em 1976 venceram nas Antas o Vitória de Guimarães por 2-1 e em 1975 bateram o Benfica também por 2-1 no Estádio de Alvalade. Já na edição de 1977, com a final a ser disputada nas Antas, o Porto conseguiu vencer o troféu no seu estádio, superando o Braga com um resultado de 1-0.
 
Além das duas Taças conquistadas pelo Boavista e de uma vitória do Benfica e do Porto em finais fora do Jamor, também o Leixões venceu o troféu fora do Estádio Nacional. O clube de Matosinhos foi às Antas vencer o Porto por 2-0 em 1961. Contas feitas, em quatro finais nas Antas os dragões estiveram presentes em três, mas apenas conseguiram conquistar a Taça no seu estádio por uma vez. E curiosamente o Estádio da Luz foi o único dos chamados três grandes a nunca ter recebido uma final da Taça de Portugal

Siga-nos no Facebook

Share on Google Plus
Com tecnologia do Blogger.