Babá ao Raio X

Papa Babacar Diawara, conhecido no mundo do futebol por Babá. Aparentemente, o senegalês de 24 anos é um dos desejos do Sporting no mercado de Inverno, que solicitou ao Sevilha que cedesse o ponta-de-lança por empréstimo. A concretizar-se, seria o regresso do ex- maritimista ao futebol nacional.

Babá chegou a Portugal vindo do Jeanne D'Arc Dakar com apenas 19 anos. Foi trabalhado pelo Marítimo, evoluindo principalmente na formação B na sua primeira época. Após o ano de adaptação ao futebol português, Babá começou a facturar. Marcou 37 golos na Liga Portuguesa em três temporadas e meia e chegou mesmo a ser eleito como um dos melhores jogadores da competição. Foi contratado pelo Sevilha no mercado de Inverno da temporada 2011/2012 por três milhões de euros. Isto depois de ter feito uma primeira volta extraordinária na Liga Portuguesa, ao marcar 10 golos em 15 partidas, um dos quais frente ao Sporting (ver vídeo).

No entanto, a ida para Espanha apagou o faro de golo do dianteiro. Na primeira temporada no Sevilha marcou três golos em 11 jogos e esta época o registo é ainda pior. Babá participou em dez partidas, seis delas começadas no banco de suplentes e ainda não marcou nenhum golo. Isto apesar de já ter feito 14 remates na La Liga, sete dos quais na direcção da baliza.

Se no capítulo da eficácia à frente da baliza Babá tem um registo nulo, na qualidade de passe os dados são mais animadores. O avançado costuma fazer mais de 17 passes em cada 90 minutos com um taxa de sucesso de 74%.

Apesar de Babá estar tapado por Álvaro Negredo, o presidente do Sevilha aparenta estar relutante em deixar que o jogador abandone o clube. Referiu que recebeu sete propostas pelo jogador, incluindo a do Sporting, mas que não aceitou nenhuma delas. Estratégia negocial para valorizar o jogador que tem uma cláusula de rescisão superior a 30 milhões de euros?

Os golos de Babá


Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.