Yuri, ex-Boavista, não pára de marcar em Espanha

Tem nome de astronauta, mas a sua carreira demorou tempo a descolar. O luso-brasileiro Yuri de Souza chegou a ser uma das apostas do Boavista europeu, mas não se conseguiu impor no Bessa, tapado por Fary, Cafu e Duda. Saiu de Portugal para ir para as divisões secundárias do futebol espanhol, mas agora, aos 30 anos, vive talvez o momento mais alto da sua carreira.

O avançado é a estrela do Ponferradina, da II Liga Espanhola. Depois de na época passada Yuri ter sido fundamental na subida de divisão do clube, ao marcar 27 golos em 31 jogos, esta temporada o ex-boavisteiro lidera a lista dos melhores marcadores da Liga Adelante. Leva nove golos em 13 jogos, quatro deles apontados através de grandes penalidades. É a quarta temporada de Yuri no Ponferradina.

Formado nas escolas do Maia, Yuri chegou ao Bessa na janela de transferências de Inverno da época 2002/2003, após ter marcado na temporada anterior 16 golos pelo Maia. No entanto, a aventura no Boavista durou apenas meia temporada. Apesar de ter marcado quatro golos, o clube emprestou-o ao Gil Vicente e ao Estoril. Apontou quatro golos na Liga pelos gilistas e três pelo clube da Linha. 

Acabaria por rumar ao futebol espanhol, assinando pelo Pontevedra e ainda esteve cedido ao Las Palmas. Após vários anos na II Divisão B espanhola, Yuri está agora a mostrar no futebol espanhol a sua eficácia à frente da baliza. É que 28% das tentativas do luso-brasileiro acabam dentro das balias adversárias. A eficácia de Yuri está a ajudar o Ponferradina a amealhar pontos decisivos para evitar a relegação. O clube ocupa o 13º lugar, e está cinco pontos acima da linha de água.

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.