Abel Braga e Deco conquistam o Brasileirão

Abel Braga e Deco marcaram o futebol português em épocas diferentes, mas o destino uniu-os no Fluminense, onde foram essenciais para o clube vencer o Brasileirão. O Flu sagrou-se campeão ao vencer o Palmeiras por 3x2. No total, o Flusão teve 22 vitórias, 10 empates e três derrotas.

Apesar de ter tido um longo período de paragem, Deco, o mágico, foi um dos jogadores em destaque no Flu, recebendo vários elogios de Abel Braga. Isto apesar do treinador ser conhecido pelo seu mau feitio e por não ter papas na língua. Foi o segundo campeonato ganho pelo ex-portista ao serviço do Flu.

E se Deco atingiu o topo do futebol nacional e europeu na última década, os anos 90 foram de destaque para Abel Braga. Apesar de nunca ter treinado nenhum dos grandes do futebol português, o técnico ficou conhecido entre os adeptos portugueses por ser um especialista nas subidas de divisão e de salvar equipas da despromoção. 

Abel Braga conseguiu levar o Famalicão e o Belenenses ao principal escalão do futebol português. Treinou ainda o Vitória de Setúbal.  Mas apesar de se ter tornado popular na década de 90, a primeira passagem do treinador por Portugal remonta a 1986, ao comando do Rio Ave.
 
Mas não foi só de clubes modestos que se fez a carreira de Abelão na Europa. O treinador viu o seu talento reconhecido pelo Marselha, clube que orientou em 2000. No entanto, a experiência em França não correu bem. Abelão demitiu-se poucos meses depois de assumir o comando, com a equipa na zona de relegação. A decisão de sair do clube aconteceu depois de uma vitória por 4-1 sobre o Metz, que interrompeu um ciclo de oito jogos sem ganhar. Rezam as crónicas que todos os golos foram dedicados pelos jogadores ao seu treinador e que a demissão foi acompanhada por algumas lágrimas.

Mas tudo iria mudar e Abel Braga viria a sorrir e a colocar o seu nome na lista dos melhores treinadores do mundo, havendo especulações recorrentes de que poderá voltar ao Marselha. Em 2006, ganhou o Campeonato Mundial de Clubes com o Internacional de Porto Alegre, batendo o Barcelona na final. Juntou ainda nessa época uma Copa dos Libertadores. 

Este é o segundo ano consecutivo em que Abelão é campeão. Antes da conquista do Brasileirão, o técnico sagrou-se campeão nos Emirados Árabes Unidos com o Al-Jazira, a antiga equipa do técnico do Sporting, Franky Vercauteren.


Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.