Paulo Sousa em duelo com Ricardo Coração de Leão

Paulo Sousa é o próximo rival de Ricardo Coração de Leão na cruzada que Sá Pinto aceitou à frente do Sporting. A batalha terá lugar na Hungria, na deslocação do clube de Alvalade ao terreno do Videoton de Paulo Sousa.

Depois de uma carreira extraordinária como futebolista, Paulo Sousa tenta agora subir a pulso como treinador e foi no clube húngaro que conquistou os primeiros títulos: uma Taça da Hungria e duas supertaças.

A carreira como treinador iniciou-se nas camadas jovens da Selecção Portuguesa, onde treinou os sub-16. Sucederam-se depois experiências na segunda liga inglesa. Treinou o Queens Park Rangers, de onde saiu em guerra com a direcção. A segunda oportunidade em Inglaterra foi no Swansea, tendo feito uma época positiva. Saiu deste clube para assumir o comando do Leicester, mas não durou muitos meses no cargo devido aos maus resultados.

Após o desaire com o Leicester, o antigo internacional tenta resgatar a carreira na Hungria, onde está desde 2011. Na primeira temporada de Paulo Sousa no clube, o Videoton não conseguiu revalidar o título de campeão, tendo de se contentar com o segundo lugar a oito pontos do Debreceni. Esta época o percurso está a ser pior. O Videoton segue em sétimo lugar à 9ª jornada a sete pontos do líder, o Gyori ETO.

Apesar da carreira pouco conseguida no campeonato, Paulo Sousa conseguiu entrar na fase de grupo na Liga Europa depois de ter eliminado o Trabzonspor no play-off. Porém, a primeira jornada não correu bem ao português com uma derrota de 3-0 no terreno dos belgas do Genk.

No Videoton, o bicampeão europeu de clubes conta com a ajuda de ex-sportinguistas para abater o leão: Caneira e Renato Neto. Além do defesa e do médio, Paulo Sousa tem às suas ordens três atletas que já passaram pelos relvados portugueses: Kaká (ex-Braga) e Stopira (ex-Feirense) e Filipe Oliveira (ex-Braga e ex-Marítimo).

Do currículo de Paulo Sousa como jogador constam, entre outras conquistas, duas Ligas dos Campeões, um terceiro lugar num Europeu, um campeonato do mundo de sub-20, um campeonato italiano e um campeonato português. Este último foi conseguido pelo Benfica, onde até teve de fazer de guarda-redes para garantir pontos (ver vídeo a partir do minuto 3). Após essa época saiu para os rivais de Alvalade, de onde rumou para a então toda-poderosa Vecchia Signora.


Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.