O que é feito de Rodrigo Tello?

Em dia de Clássico vale a pena recordar Rodrigo Tello, o homem responsável pela última vitória do Sporting no Dragão em 2006/2007. O chileno, que foi a segunda contratação mais cara da História do Sporting, foi decisivo nesse jogo, marcando o único golo do encontro num livre apontado na perfeição (ver vídeo). Nessa época o Sporting acabaria em segundo e o Porto viria a ser campeão, com apenas um ponto de vantagem. Hoje, os leões vivem em crise e Tello, com 32 anos, joga nos turcos do Eskisehirspor.

Apesar de ter sido o homem-chave nesse clássico disputado em Março de 2007, a passagem do chileno em Alvalade ficou um pouco aquém das esperanças depositadas no atleta. A esperança em contar com um esquerdino fora de série, acabado de ser eleito o melhor médio chileno,  levou o Sporting a gastar 7 milhões de euros para contratar o jogador ao Universidade do Chile em 2001. Foi a segunda contratação mais cara na História do clube, superada apenas pela aposta de 7,5 milhões de euros em Elias na época passada.

Mas o top nos jogadores mais caros do Sporting não teve exactamente correspondência no relvado. Apesar de ter estado em Alvalade durante seis épocas e meia, raramente conseguiu ser a referência no jogo do Sporting que os sete milhões faziam prever, acabando mesmo por ser várias vezes suplente.. Na Liga Portuguesa, Tello disputou 111 jogos, marcando seis golos.

Em 2007, a aventura de Tello em Portugal terminou e a carreira do esquerdino continuou na Turquia ao serviço do Besiktas, onde brilhou. Conquistou prémios individuais e ajudou o clube a conseguir a dobradinha em 2008/2009. Um dos momentos que os adeptos turcos mais recordarão foi o golaço em Old Trafford, que permitiu ao Besiktas bater o Manchester United para a Liga dos Campeões. E foi uma confirmação do apetite de Tello por grandes jogos.

Do Besiktas, Tello passou para o Eskisehirspor em 2010. É uma das referências da equipa e leva já dois golos em seis partidas. O clube ocupa o sétimo lugar da liga turca, a quatro pontos do líder Galatasaray.

Ao serviço do Sporting, Tello ganhou um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Também foi campeão no Chlile. Conta com 36 internacionalizações, onde facturou por três vezes. Mas desde 2010 que não é convocado para a selecção chilena.




Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.