O que é feito de Manoel?

Após a derrota do Sporting com o Moreirense em encontro da Taça de Portugal, recordamos o responsável por aquela que tinha sido a última derrota dos leões frente à equipa de Moreira de Cónegos: Manoel Lourenço da Silva Filho (ver vídeo). O ponta-de-lança marcou nos descontos o único golo desse encontro em 2003. Actualmente com 34 anos, Manoel, que até viria a ser contratado pelo Sporting, alinha no Legião, dos escalões regionais do Brasil.

O brasileiro chegou a Portugal para integrar o plantel do Vitória de Guimarães em 2000, vindo do Esporte Clube Vitória. Antes disso, chegara a ter contrato com os holandeses do PSV Eindhoven. Na primeira época na cidade berço não se impôs, marcando dois golos em 13 jogos. Mas era no Minho que viria a dar nas vistas.

Saiu do Vitória para o Gil Vicente e na época 2002/2003 conseguiu marcar dez golos no campeonato. O relativo faro para o golo de Manoel não escapou a Manuel Machado, que viu no brasileiro a solução para reforçar o Moreirense. Em Moreira de Cónegos nunca conseguiu chegar novamente a uma produção constante, marcando 12 golos em duas épocas. E não conseguiu impedir a despromoção da equipa.

Apesar do pecúlio não encher as medidas aos olheiros mais atentos, o Sporting decidiu arriscar em 2005 a contratação do ponta-de-lança. Na altura, a aquisição foi vista como uma forma de precaver uma eventual saída de Liedson para o Corinthians. O Levezinho acabaria por ficar mais umas temporadas em Portugal e Manoel regressou à casa de partida, fazendo novamente as malas para regressar a Guimarães por empréstimo. Nem sequer chegou a disputar jogos oficiais pelo Sporting, apesar de ter feito um golo num amigável contra o Middlesbrough.

E a carreira de Manoel começou a apagar-se. Não fez nenhum golo no Afonso Henriques. Na época seguinte ainda tentou a sorte no Belenenses de Jorge Jesus, mas era uma opção secundária do mestre da táctica e nunca facturou pelos do Restelo. Regressou ao Brasil por uns tempos e, depois disso, passou pela China, Bulgária e Bahrein (onde foi treinado pelo antigo jogador do Benfica, Garrido). Desde 2010 que vai saltitando entre clubes brasileiros. 

No total, em sete temporadas no campeonato português, Manoel marcou por 29 vezes.

Share on Google Plus

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.