sábado, 27 de Outubro de 2012

Hélio Pinto dá a liderança ao APOEL

O ex-benfiquista Hélio Pinto abriu o caminho para a vitória do APOEL frente ao NEA Salamina na sétima jornada da liga cipriota. O português marcou o primeiro golo no triunfo fora por 3-0 e permitiu à equipa, que fez a vida negra ao Porto na Champions da época passada, manter-se na liderança do campeonato. 

O médio está já há oito épocas em Chipre, sete das quais ao serviço do APOEL, onde venceu quatro campeonatos. Foi uma das pedras fundamentais na campanha histórica dos cipriotas na Liga dos Campeões na época passada. A equipa de Nicósia chegou aos quartos-de-final, caindo aos pés do poderoso Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo. 

A influência do jogador formado nas escolas do Benfica levou-o a ser um dos capitães da equipa comandada pelo sérvio Ivan Jovanovic. E a boa carreira de Hélio Pinto no APOEL levou mesmo os responsáveis da federação de futebol cipriota a quererem que representasse as cores da selecção, após o médio ter garantido a dupla nacionalidade. No entanto, a FIFA impediu o português de representar o Chipre, por já ter alinhado pela equipa das quinas nas camadas jovens.

O médio é mais um dos exemplos de jogadores que não conseguiram fazer a transição das camadas jovens dos grandes para os plantéis principais. Ainda disputou alguns minutos na Liga Portuguesa ao serviço do Benfica, mas teve de sair do clube para continuar a carreira. Saiu da Luz para jogar na equipa B do Sevilha. De Espanha rumou para os cipriotas do Apolon Limassol, onde passou uma época. Agora é já um histórico do APOEL e do futebol cipriota.

Sem comentários:

Enviar um comentário